Segundo as previsões mais recentes a concentração urbana mundial atingirá quase 70% do total. Consequentemente o estresse hídrico para abastecimento da população se agravará, como já indicam as previsões da ONU.
A oferta local dos recursos hídricos próximo aos centros urbanos sofrerá forte pressão da demanda consumidora, exigindo maior planejamento, melhores práticas de consumo com maior eficiência, processos de reaproveitamento e tratamento de água, assim como dessalinização deverão se tornar cada vez mais comuns.
Todos esses fatores poderão pressionar a continuidade e os custos de produção em vários setores, tendo como uma das possível consquências o aumento do custo da água.
Países com baixa oferta já sofrem com a escassez e vem trabalhando em soluções incríveis que auxiliarão para suprir a demanda concentrada nos centros urbanos nas próximas décadas. Israel, Singapura são excelentes exemplos de utilização da tecnologia no setor. O processo de dessalinização vem se tornando cada vez mais acessível, contudo fica claro que custos serão adicionados na ponta consumidora dessa cadeia nos próximos anos.
Um bom indício é o fato de que o futuro da água começou a ser negociado como uma commodity na Nasdaq em 2020 [NQH20]
A água no mundo não vai acabar, todavia há grandes possibilidades de cada vez mais pessoas não possuírem acesso a água tratada, principalmente nos grandes centros urbanos. Os gráficos abaixo deixam claro o destino da oferta e demanda por recursos hídricos no planeta.
A Akvofluo tem como maior propósito estudar e criar ferramentas a partir da tecnologia para promover e disseminar de forma escalável hábitos de consumo consciente, através de dados, ciência, empatia e cuidado com o mundo em que vivemos.
Sabemos que a jornada será longa e não será fácil, apesar disso acreditamos que aos poucos o mundo vem mudando e práticas de sustentabilidade ganhando cada vez mais força, principalmente quando envolvem modelos de operação e negócios que associam sustentabilidade ambiental, social e economica de longo prazo.
Instituições globais tem colocado em pauta políticas de sustentabilidade, programas governamentais e globais de incentivo estão sendo aprimorados a cada ano e grandes players do mercado de investimento inserirão em suas diretrizes de investimentos requisitos alinhados com o ESG (Environmental, Social and Governance).